Cirurgiã dentista formada a mais de 12 anos, com paixão sobre pesquisas cientificas e ensinar

terça-feira, 11 de abril de 2023

Zona de Preenchimento Temporal - PERIGO

 A arteria superficial temporal e artéria média ficam entre a fossa temporal, no plano intermediário.

Uma injeção com preenchedores nessa região pode comprometer a irrigação ocular superior.


Por esse motivo, até mesmo para pessoas com bastante experiencia, a acomodação de preenchedores nessa região precisa ser feita com muita cautela.

Mas, se o preenchimento dessa região for de estrema necessidade para promover a harmonia facial, é recomendado a injeção em dois níveis: a injeção superficial e a injeção profunda.

A injeção no plano intermediário pode acabar por atingir a artéria superficial ou média do frontal.


Importantíssimo o conhecimento da anatomia para prosseguir com qualquer indicação estética.

segunda-feira, 10 de abril de 2023

Zona de Preenchimento Glabelar, PERIGO

O risco de realizar procedimentos com preenchedores na região da glabela é causar cegueira devida a região ser altamente irrigada pela rede supratroclear, supraorbital e arterias nasais dorsais. 

O preenchimento de qualquer dessa regiões pode causar um embulus retrógrado na região da artéria oftalmica. 


Alguns autores não condenam esse tipo de preenchimento, alertando que deve sempre ser feito de maneira superficial, com técnicas de multi-perfurações e pequenas quantidades de preenchedores por vez.

Sequelas comumente visto em preenchedores em regiões de glabela:
1- área mais comum de causar cegueira ou necrose da pele;
2- Região de anastomoses entre a supratroclear, supraorbital e arterias dorsais;





Contudo, fica o alerta sobre qualquer tipo de injeção nessa região: existe o risco de complicações pois as artérias podem rapidamente ficarem superficiais ao deixarem a região orbitária.

Em 50% dos casos, a artéria supratroclear passa na região glabelar, além da possibilidade de variações anatômicas locais.

"Bunny lines", uma marcação que ocorre na lateral do nariz, também precisa de atenção ao ser preenchida. Pode estar presente artérias e veias profundas que se tornaram superficiais e ocorrer o risco de necroses.

A técnica de preenchimento desses locais envolve, como dito anteriormente, pequenas injeções, com um ângulo de 90º, em relação à superfície da pele, e ejetar pouca quantidade de material.


Embora exista tal técnica, se o profissional não for experiente, ou não tiver como interromper o preenchimento, não é recomendado que seja feita.

domingo, 9 de abril de 2023

Preenchimentos em zonas de risco vascular

 Muito se tem dito sobre a harmonização facial.


Porém, pouco se fala sobre os riscos potenciais de ser executado sem o conhecimento mínimo sobre a anatomia ou possíveis alterações que podem acontecer.


Esta foto é uma amostra das 6 principais zonas de risco vascular ao ser feito o preenchimento, com qualquer material, são elas:
- Região Glabelar;
- Região Nasal;
- Região Perioral;
- Região Temporal;
- Região Infraorbital;
- Região Nasolabial.

Por esse motivo, é muito importante que se tome alguns cuidados ao ser feito qualquer procedimento nessa região.


 Uma das recomendações é o uso de preenchedores reversíveis. Esses, quando necessário, podem ser removidos e assim possivelmente não causar mais danos ao paciente.

O uso de seringas pequenas podem favorecer a injeção de pequenas doses de produto, assim, a oportunidade de problemas podem ser bastante reduzidos.

Observar a pressão necessária para ser feita as injeções, caso seja necessário a aplicação de muita força, pode ser que a região esteja em grandes vasos e convém parar o preenchimento.

E, sempre, tenha um kit pronto para a reversão do preenchimento, pois tempo é de grande importância nesses casos.

Cada zona será discutida aqui ao longo do tempo.

Muito obrigada!!

A Ortodontia Moderna

 Antigamente, quando era pensado sobre tratamentos ortodônticos, já era planejado a extração, e essas faziam parte de 20 a 25% dos casos.


Contudo, com o advento de técnicas de ancoragens e movimentação dentária, a cabeça do cirurgião dentista se voltou para outro ângulo, o da face do paciente.


Com isso, o que se tornou mais importante foi a mudança que poderia ser causada na face do paciente, tornando-a harmoniosa ou não.



Neste trabalho de Turzo et al. (2022), a face é avaliada de acordo com diversos parâmetros, sendo que esses se tornam evidencias para a mudança e planejamento ortodontico.


Atualmente tal analise facial pode ser executada com o auxilio de câmera de celular e programas próprios para a separação da face e suas análises. Um bom planejamento pode ter um predictivo da face do paciente antes da realização de extrações, cirurgias, etc.

Importante sempre manter o paciente atualizado sobre as alterações que podem ocorrer na face e quais as suas principais mudanças na oclusão.


Harmonização Facial Masculina: Realçando a Virilidade com Equilíbrio

A harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos que visa equilibrar as características faciais, realçando a beleza natural de...